SOS Prerrogativas: (34) 9 9993-5555
|Sede da Subseção: (34) 3234-5555
| Locais de Atendimentos | uberlandia@oabmg.org.br | (34) 9 9197-6754Foi realizada na noite desta quarta-feira (14), a cerimônia de abertura da 18ª Conferência da Advocacia Mineira com o lema da atual gestão de inovar, incluir e avançar
Foi realizada na noite desta quarta-feira (14), a cerimônia de abertura da 18ª Conferência da Advocacia Mineira com o lema da atual gestão de inovar, incluir e avançar. Promovido pela OAB-MG e Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG), o evento lotou o auditório do Center Convention em Uberlândia. Com mais de 25 painéis e oficinas em quatro salas simultâneas a conferência promoverá debates sobre a atualidade da advocacia e as novas tecnologias do mundo jurídico.
O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, abriu a conferência e destacou que o pilar da inovação na conferência é o Hackathon, uma competição que busca estimular a criação de soluções inovadoras para facilitar a rotina jurídica da advocacia. "Estão presentes no evento seis equipes de startups jurídicas que tem o desafio de apresentar em 48 horas uma solução para a advocacia mineira. A empresa com a melhor ideia será contratada pela OAB para disponibilizar um aplicativo com informações sobre os precedentes das varas e tribunais para uma advocacia inovadora, estratégica e vencedora", explicou.
Sérgio Leonardo ressaltou que no pilar da inclusão a atual gestão é extremamente inclusiva e próxima da advocacia do interior. "Pela primeira vez na história da Ordem a maior parte dos dirigentes da OAB e CAA são advogados e advogadas do interior, pois a advocacia precisa ter vez, voz e assumir os postos de comando. Esses profissionais representam 65% dos inscritos e só eles sabem as dores e demandas enfrentadas no dia a dia".
Já sobre o pilar avançar, o presidente da Ordem Mineira destacou a nova postura institucional da entidade. "A OAB-MG hoje é ouvida, respeitada e tem ótimo relacionamento institucional com os tribunais, pois através desse diálogo respeitoso e da coragem para não abrir mão da defesa da classe que conseguimos avançar nas demandas da classe", finalizou.
O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, falou sobre a importância da profissão. "Na advocacia, emprestamos nossa voz aos que nos procuram. Sem a advocacia, não existiria a democracia. Somos os responsáveis pelo fortalecimento das instituições, da constituição e da construção de regras e princípios que garantem os valores fundamentais que regem a sociedade. A luta por todos esses direitos foi liderada por advogados e advogadas e continua nos dias atuais", afirmou.
O coordenador-geral da conferência e tesoureiro adjunto da OAB-MG, Marco Antônio Freitas, disse que "o evento foi cuidadosamente projetado para fomentar o aprendizado, estimular a criatividade, a inspiração, a inovação e criar oportunidades únicas de network. Estamos aqui para explorar as novas possibilidades e juntos construir um futuro promissor para a advocacia."
A relevância da mulher advogada foi pontuada pela vice-presidente da Seccional Mineira, Ângela Botelho. "Com certeza, constataremos que é possível sairmos da nossa zona de conforto e mudar a história que um dia sonhamos participar. Desejo que a nossa conferência seja um marco de mudanças comportamentais positivas para os novos rumos para a nossa instituição, para a nossa classe, para a advocacia e que deságue em nossa sociedade".
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, encerrou a solenidade. "O que me traz à Minas hoje é o interesse que nós temos de inovar, incluir e avançarmos juntos nas pautas da advocacia brasileira e é o que temos feito diariamente. Para o Conselho Federal é uma satisfação presenciar mais uma conferência voltada para a capacitação e integração de nossa classe. A seccional da OAB do estado de Minas Gerais mantém uma forte fidelidade e alinhamento com o Conselho Federal e as lutas da advocacia em todo o país. Vocês representam mais de 143 mil advogados e advogadas, braços e mentes fundamentais para a Ordem e para a cidadania nacional. Por isso recebemos as iniciativas da OAB de Minas com muita honra e entusiasmo", falou.
Homenagem à patronesse Misabel Derzi
Beto Simonetti, Sérgio Leonardo, Gustavo Chalfun e o coordenador-geral da ESA-MG, Valter Lobato, entregaram uma placa em homenagem à conselheira federal e patronesse da conferência, Misabel Derzi. A láurea foi em reconhecimento à contribuição da advogada na produção de conhecimento científico nacional e internacional e à sua respeitada carreira profissional na área do direito tributário.
"Minas Gerais é, sem dúvida, a terra da integração nacional e aquele estado que sempre recebeu a todos. Minas é síntese do Brasil. Por isso que essa conferência é uma prévia da Conferência Nacional da Advocacia", disse Misabel Derzi já convidando todos para o evento da advocacia brasileira, que acontece de 27 a 29 de novembro, em Belo Horizonte.
Lançamento da Rádio CAAMG
Durante a abertura da conferência foi feito o lançamento da Rádio CAAMG em um programa transmitido ao vivo por meio de streaming e que pode ser visto pelos participantes que estavam no auditório do evento por meio de telões.
A Rádio CAAMG é uma iniciativa da gestão 2022/2024 em Minas Gerais como um veículo de comunicação de conteúdo exclusivo para a advocacia mineira e veiculado em escritórios compartilhados, ambientes particulares e nas dependências das subseções e escritórios. Ela está disponível nas principais plataformas de streaming e também pelo site www.caamg.org.br
Na programação, playlists de diversos estilos musicais e programas de entrevistas, debates, informativos e de entretenimento, com assuntos relevantes à profissão do Direito.