Publicado em 03/11/2016

Novo CPC e a violência doméstica marcam comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Evento promovido pela Comissão da Mulher Advogada também homenageou mulheres de destaque

A Comissão da Mulher Advogada da 13ª Subseção da OAB/MG promoveu mais uma edição da tradicional comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, a comemoração destacou o Novo CPC e a violência doméstica. A solenidade aconteceu no dia 09 de março, no Auditório da OAB Uberlândia, e contou com a participação da presidente da OAB Uberlândia, Dra. Ângela Parreira de Oliveira Botelho, do conselheiro federal, Dr. Eliseu Marques de Oliveira, de membros da diretoria e das comissões da OAB Uberlândia, de autoridades jurídicas, entre outras personalidades.

A presidente da Comissão OAB Mulher, Dra. Hélia Maria Azevedo, iniciou os trabalhos destacando a luta da mulher na sociedade. “Sabemos que a mulher muito caminhou para adquirir sua independência e respeito. Entretanto, ainda há que se caminhar bastante, para chegarmos a tão sonhada igualdade de gênero, tanto dentro quanto fora da advocacia”, enfatizou.

Novo CPC

A noite iniciou-se com a palestra do desembargador José do Carmo Veiga de Oliveira sobre o Novo Código de Processo Civil (Novo CPC) que entra em vigor a partir do dia 18 de março. Para o desembargador, autor do livro “A Força do Efeito Vinculante do Novo CPC”, o novo código tem com intuito diminuir a quantidade de processos do judiciário. “Nós já passamos de 106 milhões de processos em tramitação no judiciário e com o Novo CPC aposta é que haja uma redução drástica no serviço judiciário. Essa redução vai acontecer ano a ano”, explica o desembargador.

Violência Doméstica

A segunda atividade abordou a violência doméstica. A delegada Dra. Adriana Couto Ladeira, que esteve anos a frente da Delegacia da Mulher em Uberlândia, apresentou alguns dados sobre a violência física e psicológica contra a mulher. “No cenário atual houve uma evolução na luta contra a violência com a Lei Maria da Penha, o feminicídio que foi abarcado no artigo 121 do Código Penal. Nós tivemos grandes avanços, em especial, por causa da luta da mulher em se fazer presente e reivindicar o espaço dela na sociedade”, destacou.

Homenagens

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão homenageou cinco mulheres. A presidente da OAB Uberlândia, Ângela Parreira de Oliveira Botelho, e a sua mãe Benedita Parreira de Oliveira, a delegada Adriana Couto Ladeira, a psicóloga Glaúcia Matos Adeniké e Elisângela da Silva foram acariciadas com flores. A Comissão da Mulher Advogada, por meio do projeto Bolsa Amiga, presenteou também dez mulheres com materiais de beleza e higiene que foram doados pelas advogadas.

A noite também foi marcada por atividades culturais. O Grupo da Escola STUDIO DANCE Daniela Reis realizou uma apresentação de balé e o Grupo Cia de Dança Pablo Henrique fez um número de tango.