Novo ConOAB Uberlândia entrega relatório de gestão ao Presidente Gustavo Chalfunteúdo

O presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, recebeu o presidente da Subseção de Uberlândia, Luciano de Salles Monteiro, e sua diretoria para uma reunião de trabalho no Edifício das Liberdades, em Belo Horizonte. O encontro teve como pauta assuntos relacionados à advocacia local e, na oportunidade, foi apresentado o relatório dos primeiros 10 meses de gestão, com ações voltadas à defesa e valorização da advocacia, inovação e capacitação, modernização da infraestrutura e integração social.

"Trouxemos ao conhecimento da diretoria da OAB-MG e da CAA/MG o relatório de realizações da nossa gestão para a advocacia uberlandense. Nosso intuito é permanecermos unidos e empenhados no firme propósito de fazer o melhor pela advocacia mineira", destacou Luciano de Salles Monteiro.

A OAB Uberlândia conta com 7.925 inscritos, entre advogados, estagiários e profissionais com carteira suplementar, 63 comissões temáticas e 17 representações em conselhos municipais e regionais.

A diretoria realizou o 1º Colégio de Dirigentes de Comissões Temáticas, com solenidade de posse e entrega das portarias de nomeação dos membros, além de palestras e da distribuição do Manual de Trabalho das Comissões, voltado à padronização de procedimentos. Também foi promovido o 1º Encontro de Advogados Representantes em Conselhos Municipais, que debateu temas do Direito Administrativo e o papel da advocacia junto aos Conselhos.

Em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, a gestão garantiu atendimento prioritário à advocacia nos órgãos públicos municipais, por meio de decreto fundamentado na legislação estadual. Também obteve apoio institucional à Campanha de Combate ao Golpe do Falso Advogado, com a fixação de cartazes informativos em repartições públicas. Em conjunto com a Comissão Estadual do Terceiro Setor, conquistou a inclusão obrigatória da rubrica de honorários nos planos de trabalho do município que envolvam o repasse de verbas de subvenção.

As conquistas não param por aí. O Programa de Mentoria Jurídica tem como objetivo a capacitação da jovem advocacia, e a OAB Uberlândia é uma das entidades participantes do Pacto pelo Inovação, iniciativa municipal que reúne 19 propostas voltadas à transformação do futuro da cidade.

Nestes 10 meses de gestão, já foram realizados mais de 50 eventos institucionais, reunindo mais de 3 mil advogadas, advogados, estagiárias, estagiários e acadêmicos de Direito. Nos Jogos da Advocacia Mineira, a delegação de Uberlândia conquistou o 2º lugar geral. A diretoria também está empenhada na elaboração de um plano de revitalização das unidades da OAB em Uberlândia durante o triênio.

Participaram ainda da reunião, representando a Subseção de Uberlândia, a vice-presidente Juliana Borges, a secretária-geral Débora Moralina de Souza, o tesoureiro Luciano Vilela Nunes, o diretor de Prerrogativas Antônio José Pêcego e o presidente da Comissão de Construção da Nova Sede da CAA em Uberlândia, Marcelo Eduardo Nogueira.