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| Locais de Atendimentos | uberlandia@oabmg.org.br | (34) 9 9197-6754Atendimento no Guichê Virtual do INSS é ampliado nas gerências executivas
A partir desta segunda-feira (05/07), a OAB Minas, por meio da Comissão de Direito Previdenciário (RGPS) e em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibiliza a ampliação do Guichê Virtual para treze gerências executivas do estado.
Desde o dia (09/06), o serviço que permite atendimento por videochamada com servidor do INSS estava funcionando parcialmente, apenas com agendamento e atendimento pela gerência executiva de Divinópolis.
O atendimento do Guichê Virtual é agendado pela plataforma do INSS Digital, a qual garante também ao advogado o acesso aos serviços e processos administrativos da Autarquia Previdenciária, via internet, sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.
Desde 2018, a OAB Minas já habilitou mais de 11.600 advogados para a utilização da plataforma do INSS Digital. A partir de junho de 2021, estão disponíveis sessenta e sete serviços para a advocacia previdenciária na plataforma do INSS Digital.
Guichê Virtual
Permite ao advogado realizar agendamento para atendimento por videochamada por servidor efetivo do INSS. As informações solicitadas pelo advogado no serviço são enviadas no ato do atendimento, após conclusão da tarefa, via e-mail, pelo servidor.
Ao todo são vinte e oito servidores exclusivos para atender o agendamento do Guichê Virtual da advocacia previdenciária no estado de Minas Gerais, distribuídos em dupla para cada uma das quatorze gerências executivas.
Cada gerência executiva oferecerá até trinta atendimentos diários aos advogados. Ao todo, considerando as quatorze gerências serão disponibilizados quatrocentos e vinte atendimentos por dia no estado.
O link para acesso ao atendimento do Guichê Virtual na plataforma Teams será enviado pelo INSS ao e-mail do advogado até 24 horas antes do atendimento agendado.
Agendamento somente nas gerências executivas
No momento do agendamento o advogado deve se atentar, pois os atendimentos do Guichê Virtual são prestados apenas nas gerências executivas. Com isso, o agendamento deve ser feito apenas nas gerências executivas listas abaixo:
Barbacena
Belo Horizonte
Contagem
Diamantina
Divinópolis
Governador Valadares
Juiz de Fora
Montes Claros
Ouro Preto
Poços de Caldas
Teófilo Otoni
Uberlândia
Varginha
*Uberaba
Gerência executiva de Uberaba
Com exceção da gerência executiva de Uberaba, que passa por ajustes técnicos para início dos atendimento nos próximos dias, a superintendência do INSS informou na manhã desta segunda-feira (05/07), que o atendimento do Guichê Virtual está funcionando regularmente em todas outras treze gerências executivas do estado.
Para Farlandes Guimarães, presidente da Comissão de Direito Previdenciário (RGPS) da OAB/MG, "uma das vantagens do Guichê Virtual é a de que o advogado pode escolher qual das quatorze gerências executivas do INSS que ele quer ser atendido. Se em uma gerência não tiver vaga, o advogado pode escolher outra que tenha o horário que mais se ajuste a sua agenda", destacou.
Dificuldades no acesso ao INSS Digital para agendamento do Guichê Virtual
Recentemente a plataforma do INSS Digital apresentou instabilidade acerca do login de acesso com o Token. Nestes casos, a orientação da Comissão é a seguinte:
O advogado que já possui cadastro no INSS Digital não necessita fazer novo cadastro, apenas solicitar, via e-mail, o envio da senha: inssdigital@oabmg.org.br
Após receber a senha da OAB/MG, via e-mail, o advogado deve acessar a plataforma do INSS Digital, acessando o link abaixo sem o uso do Token.
https://novorequerimento.inss.gov.br
Obrigatoriedade da juntada de procuração e documentos no agendamento
Independente de já ser cadastrado como procurador em processo administrativo no INSS, ao realizar o agendamento para atendimento no Guichê Virtual, o advogado deve anexar os seguintes documentos:
*Documento de identidade do segurado
*Instrumento de procuração
*Documento de identidade profissional do advogado
A documentação será conferida pelo servidor antes do início do atendimento e, constatada a ausência dos documentos indispensáveis, a videochamada será encerrada e o atendimento não será prestado.
Novo site informativo para advocacia
Um novo site informativo, totalmente reformulado e voltado exclusivamente para a advocacia também foi disponibilizado. Além de requerimentos importantes do dia a dia, na página, o advogado tem acesso de forma bem didática, o que é cada ferramenta e o que está disponível em cada uma delas:
* INSS Digital
* Meu INSS
* 0800
* Guichê Virtual
Acesse abaixo o novo site informativo para advocacia previdenciária: