Publicado em 12/05/2012

Presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB/MG recebe homenagem

Várias atividades foram desenvolvidas por alunos e professores

O "Dia da Consciência Negra" comemorado no dia 20 de novembro, retrata a disputa pela memória histórica de Quilombo de Palmares, marca a luta contra o preconceito racial e inferioridade das classes sociais. Em Uberlândia, várias escolas e entidades comemoraram a data.

A E. E. Hercília Martins Rezende, situada no bairro Pampulha, durante toda a manhã do dia 24 de novembro, organizou atividades e apresentações que foram produzidas por professores e alunos. Participaram do evento a diretora da escola Fátima Elisabeth Tomás, a professora Maria Helena, representando a Universidade Federal de Uberlândia, João Gabriel do Nascimento, a homenageada e presidente da Comissão Igualdade Racial OAB/MG, Dra. Vera Lúcia Kátia Sabino, pais e comunidade do bairro.

Dentre as várias apresentações de dança que aconteceram no decorrer da programação, destaque para o Terra Cotta, grupo dedicado à pesquisa da dança contemporânea com referência na cultura negra. Em agosto deste ano, o grupo se apresentou ao lado de Carlinhos Brow durante a edição do Criança Esperança, exibido pela rede Globo.

Após as atividades, a escola entregou um arranjo de flores e uma mensagem à Dra Vera Lúcia pelo "Dia da Consciência Negra". De acordo com a diretora da escola, Fátima Elisabeth, todo ano é escolhida uma pessoa da comunidade. "Todos os anos nós homenageamos uma pessoa da comunidade. Como a Dra. Vera tem empenhado muito nos trabalhos e por ser uma pessoa importante para a educação, eu e a Profª. Maria Helena achamos que fosse a pessoa ideal para representar este momento", afirmou a diretora.

Para a presidente da Comissão Igualdade Racial OAB/MG, Dra. Vera Lúcia é muito bom ser lembrada pela comunidade. "Estou muito emocionada pela homenagem, isto é o fruto de um trabalho voluntário que é desenvolvido com responsabilidade. A OAB cada dia está mais unida na proposta de levar a justiça social em todos os segmentos da sociedade, principalmente no espaço escolar, pois assim o país se tornará muito melhor e esta é a confirmação que estamos no caminho certo", disse a homenageada.